sábado, 21 de novembro de 2009

Museu da Criança

No dia 12 de Novembro de 2009 fomos ao Museu da Criança que fica dentro do recinto do Jardim Zoológico, em Sete Rios. Aqui, dividimo-nos por turmas e fizemos muitas coisas interessantes ao longo das várias salas da exposição com o tema “Os Cinco Sentidos”.

Numa sala, tocámos sinos para tentar perceber de onde vinha o som. Era a sala da Audição. Aqui também se ouviam sons para tentar sdivinhar quem os produzia e dançámos ao sabor de música clássica.

Numa parte havia uma armadilha. Era um espelho à nossa frente que formava uma ilusão de óptica e nós batíamos com a cabeça no vidro.

Passámos por um labirinto às escuras, com desenhos de animais feitos com giz. Quando nós passávamos as nossas roupas brilhavam (menos a da professora que só brilhavam os bolsos por dentro).

Na sala do Tacto havia várias cadeiras. Essa sala chamava-se “Cadeiras Divertidas”. Havia lá cadeiras com vários objectos, por exemplo: pedras, jornal, pregos, etc. Também havia duas sanitas: uma com cocó (feito de plasticina) e a outra tinha dentro uma ratazana. Isto porque nós não temos tacto só nas mãos mas sim no corpo todo e podemos sentir coisas com todas as partes do nosso corpo.

Ah, ainda tenho de contar que fomos a uma sala com dois puzzles. Num ligava-se a luz e tínhamos de montar as peças rapidamente. Se a luz se apagasse perdíamos e se coseguissemos ganhávamos. O outro era todo branco com peças de diferentes formas, por exemplo, uma baleia, um barco,uma palmeira, etc.

Numa parede, liam-se quadras engraçadas e havia uma coisa com mesa cheia de chapéus diferentes. Nós experimentámos e ficámos engraçados.

A sala do Olfacto estava cheia de flores. Nós cheirávamos as flores e estas tinham aromas diferentes, por exemplo: canela, castanhas,perfume, laranja, morango, limão, petróleo, etc.

Ainda fomos a outra sala que não tinha nada a ver com os cinco sentidos. Era a sala da Bruxa Esmeralda que gosta que lhe contem histórias. Nós também lhe contámos uma história, toda inventada por nós... e foi uma linda história, sim senhor!

Estas foram algumas das coisas que nós vimos neste museu tão divertido e que vale sempre a pena visitar. Foi uma visita muito interessante e educativa!

Texto colectivo: 4º ano

















Sem comentários:

Enviar um comentário