No dia 12 de Novembro de 2009 fomos ao Museu da Criança que fica dentro do recinto do Jardim Zoológico, em Sete Rios. Aqui, dividimo-nos por turmas e fizemos muitas coisas interessantes ao longo das várias salas da exposição com o tema “Os Cinco Sentidos”.
Numa sala, tocámos sinos para tentar perceber de onde vinha o som. Era a sala da Audição. Aqui também se ouviam sons para tentar sdivinhar quem os produzia e dançámos ao sabor de música clássica.
Numa parte havia uma armadilha. Era um espelho à nossa frente que formava uma ilusão de óptica e nós batíamos com a cabeça no vidro.
Passámos por um labirinto às escuras, com desenhos de animais feitos com giz. Quando nós passávamos as nossas roupas brilhavam (menos a da professora que só brilhavam os bolsos por dentro).
Na sala do Tacto havia várias cadeiras. Essa sala chamava-se “Cadeiras Divertidas”. Havia lá cadeiras com vários objectos, por exemplo: pedras, jornal, pregos, etc. Também havia duas sanitas: uma com cocó (feito de plasticina) e a outra tinha dentro uma ratazana. Isto porque nós não temos tacto só nas mãos mas sim no corpo todo e podemos sentir coisas com todas as partes do nosso corpo.
Ah, ainda tenho de contar que fomos a uma sala com dois puzzles. Num ligava-se a luz e tínhamos de montar as peças rapidamente. Se a luz se apagasse perdíamos e se coseguissemos ganhávamos. O outro era todo branco com peças de diferentes formas, por exemplo, uma baleia, um barco,uma palmeira, etc.
Numa parede, liam-se quadras engraçadas e havia uma coisa com mesa cheia de chapéus diferentes. Nós experimentámos e ficámos engraçados.
A sala do Olfacto estava cheia de flores. Nós cheirávamos as flores e estas tinham aromas diferentes, por exemplo: canela, castanhas,perfume, laranja, morango, limão, petróleo, etc.
Ainda fomos a outra sala que não tinha nada a ver com os cinco sentidos. Era a sala da Bruxa Esmeralda que gosta que lhe contem histórias. Nós também lhe contámos uma história, toda inventada por nós... e foi uma linda história, sim senhor!
Estas foram algumas das coisas que nós vimos neste museu tão divertido e que vale sempre a pena visitar. Foi uma visita muito interessante e educativa!
Texto colectivo: 4º ano