sábado, 29 de janeiro de 2011

LIVROS: "O Segredo do Sol e da Lua"

A turma do 1º e 2º ano esteve a trabalhar o livro "O Segredo do Sol e da Lua". O livro foi lido em voz alta pelos alunos do 2º ano e alguns alunos do 1º ano com a turma toda a ajudar.
"MAS QUE GRANDE CONFUSÃO"
se passou naquela cidade. Mas na aula não, foi LINDO! Os meus meninos já lêem muito bem :D

sábado, 22 de janeiro de 2011

"Salgadinha"

Salgadinha, a gota de água

Era uma vez, uma gotinha de água chamada Salgadinha, que vivia no Oceano Atlântico e tinha muitas amigas. Certo dia, estava muito calor e a Salgadinha foi evaporada com outras gotas e formou uma nuvem.
Na nuvem, ela encontrou outras gotas e tornaram-se amigas. Viajaram por vales, planícies e subiram até uma montanha. Lá em cima, estava muito frio e depois a Salgadinha e as amigas solidificaram-se e tornaram-se flocos de neve.
A seguir, elas caíram da nuvem mesmo ao pé de uma escola. Os meninos da escola fizeram com a neve um boneco, que ganhou vida, de tão bonito que estava. Todos os dias, os meninos brincavam com o boneco. A Primavera estava a chegar e o boneco de neve derreteu e a Salgadinha tornou-se água novamente.
Entretanto, já no mar, foi ter com as suas amigas e todas ficaram contentes por ela ter voltado.
Tudo voltou a acontecer só que desta vez a Salgadinha foi com as suas amigas para a nuvem e caíram....

4º ano João Pedro/Diogo Pais/Tatiana Augusto

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dia de Reis


No dia 6 de Janeiro, como habitualmente, comemorou-se o Dia de Reis na Escola. Foi explorado o tema e fizeram-se coroas. Os alunos do jardim de infância foram cantar os Reis à sala ao lado (professora Salete) e depois, todos juntos, fomos visitar a a turma da professora Olga. Aqui,os mais pequenos puseram toda a gente a cantar a sua quadra de Reis.
Na aula de Música (AECs), os alunos cantaram uma canção relativa a este dia.

Os alunos do 1º e 2º anos fizeram um cartaz com a informação recolhida alusiva a esta quadra.

LIVROS: "À espera de Maria Marmota"



Hoje, 14 de Janeiro de 2011, foi dia de "Partilhão". Também foi dia de mais um livro do Plano Nacional de Leitura. Desta vez, o escolhido foi: "À espera de Maria Marmota", de Géraldine Elschner.

Exploraram-se, mais uma vez, as características destes animais: mamíferos, vivíparos, herbívoros, selvagens, com o corpo coberto de pêlos e deslocam-se na terra, a andar, nas suas 4 patas. Relembrou-se e expandiu-se o conceito de "Hibernação".

Sabem quais são os animais que hibernam? Os nossos alunos sabem. São: as marmotas, as tartarugas, os hamsters, os ursos, as cobras, os sapos, os ouriços e o esquilo-vermelho. Aposto que não adivinharam todos!

Uma história lindíssima sobre a Amizade, a espera, as estações do ano e o tempo que faz. As ilustrações são maravilhosas.

Foi uma aula de levantamento de conhecimentos prévios e expansão de conhecimentos muito participada.

Em seguida, continuou-se com a Hora do Conto, "hora" essa em que todos os meninos se portaram bem :D.

Esta história serviu de mote aos ateliês realizados em seguida.

Este livro é muito rico para exploração de temas diversificados, nomeadamente:
- o boneco de neve só pode aparecer no Inverno, quando está frio. Com o calor da Primavera derrete:
estados da água: solidificação, fusão, evaporação, condensação - ateliê "Experiências" (educadora Aurora);








- a pinha rola pela colina abaixo e transforma-se numa grande bola de neve:
rolamentos, cambalhotas, coordenação motora - ateliê "Corpo e Movimento" (professora Olga);











- exploração oral do conto, reconto,
oralidade, improvisação, texto dramático - ateliê "Oralidade, leitura e escrita" (professora Salete). Hoje fizemos fantoches de vara.








Os alunos cumpriram as regras em todos os ateliês, portaram-se bem e divertiram-se imenso. Em todos foram desenvolvidas competências essenciais, adaptadas ao nível de cada turma.

No 1º Ciclo, como ambas as turmas tinham, Apoio ao Estudo no mesmo horário, aproveitou-se este espaço para os alunos apresentarem aos restantes colegas da escola os pequenos teatros em que estiveram a trabalhar. Correu muito bem, todos se empenharam e se divertiram... mas aqueles alunos que têm mais dificuldade na oralidade, nas apresentações formais perante um público, que são tímidos, envergonhados ou não dominam bem o português... bem, esses brilharam :D! Ter um biombo à frente ajuda sempre!!



LIVROS: "Lili"




Na segunda semana de Janeiro, a turma do 1º, 2º e 4º anos, trabalhou o livro "LILI", de Laurence Bourguignon. Este livro, conta a história de uma vaca que se cansou de comer erva e resolveu correr mundo para tentar encontrar algo mais interessante com que se alimentar.

Trabalhámos também este livro sob a forma de ROTEIRO DE ACTIVIDADES e, entre outras, trabalhámos as seguintes competências;
- resumo (2º ano);
- sinais <, = e >;
- cálculo.

Ainda demos um "cheirinho" de classificação de animais e tipos de transporte (oralmente). Sim, porque a vaca Lili fartou-se de viajar pelo mundo inteiro: de comboio, de carroça, riquexó, navio, barco a remos, barco à vela e balão de ar quente e afinal, olhem, continuou a comer erva, eh, eh!

LIVROS: "A casa da Mosca Fosca"



Na primeira semana de Janeiro, foi trabalhado, na sala de 1º, 2º e 4º ano, o livro "A casa da Mosca Fosca", de Eva Mejuto.

O livro foi lido e explorado. Foi realizado um Roteiro de Actividades onde, entre outras matérias, foram trabalhados:
- compreensão leitora (compreensão daquilo que foi lido, da leitura);
- expressão oral;
- personagens principais;
- rimas;
- localização da história no espaço;
- sequencialização;
- expressão escrita;
- género e número;
- sinónimos;
- números ordinais (só o 2º ano);
- desenho e pintura.

Encontrei um blog que tem o livro digitalizado. Para quem quiser conhecer...

http://azuen-reinoencantadodasalmofadas.blogspot.com/2009/03/casa-da-mosca-fosca.html

Este livro é mesmo fantástico :D! Perguntem aos meninos.

LIVROS - "Desculpa!"







Na sala do 3º/4º ano trabalhou-se o livro do PNL (Ler+) "Desculpa!", de Norbert Landa, porque é sempre bom debater os valores da Amizade e saber perdoar.