sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LIVROS: "À espera de Maria Marmota"



Hoje, 14 de Janeiro de 2011, foi dia de "Partilhão". Também foi dia de mais um livro do Plano Nacional de Leitura. Desta vez, o escolhido foi: "À espera de Maria Marmota", de Géraldine Elschner.

Exploraram-se, mais uma vez, as características destes animais: mamíferos, vivíparos, herbívoros, selvagens, com o corpo coberto de pêlos e deslocam-se na terra, a andar, nas suas 4 patas. Relembrou-se e expandiu-se o conceito de "Hibernação".

Sabem quais são os animais que hibernam? Os nossos alunos sabem. São: as marmotas, as tartarugas, os hamsters, os ursos, as cobras, os sapos, os ouriços e o esquilo-vermelho. Aposto que não adivinharam todos!

Uma história lindíssima sobre a Amizade, a espera, as estações do ano e o tempo que faz. As ilustrações são maravilhosas.

Foi uma aula de levantamento de conhecimentos prévios e expansão de conhecimentos muito participada.

Em seguida, continuou-se com a Hora do Conto, "hora" essa em que todos os meninos se portaram bem :D.

Esta história serviu de mote aos ateliês realizados em seguida.

Este livro é muito rico para exploração de temas diversificados, nomeadamente:
- o boneco de neve só pode aparecer no Inverno, quando está frio. Com o calor da Primavera derrete:
estados da água: solidificação, fusão, evaporação, condensação - ateliê "Experiências" (educadora Aurora);








- a pinha rola pela colina abaixo e transforma-se numa grande bola de neve:
rolamentos, cambalhotas, coordenação motora - ateliê "Corpo e Movimento" (professora Olga);











- exploração oral do conto, reconto,
oralidade, improvisação, texto dramático - ateliê "Oralidade, leitura e escrita" (professora Salete). Hoje fizemos fantoches de vara.








Os alunos cumpriram as regras em todos os ateliês, portaram-se bem e divertiram-se imenso. Em todos foram desenvolvidas competências essenciais, adaptadas ao nível de cada turma.

No 1º Ciclo, como ambas as turmas tinham, Apoio ao Estudo no mesmo horário, aproveitou-se este espaço para os alunos apresentarem aos restantes colegas da escola os pequenos teatros em que estiveram a trabalhar. Correu muito bem, todos se empenharam e se divertiram... mas aqueles alunos que têm mais dificuldade na oralidade, nas apresentações formais perante um público, que são tímidos, envergonhados ou não dominam bem o português... bem, esses brilharam :D! Ter um biombo à frente ajuda sempre!!



Sem comentários:

Enviar um comentário