terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"A ovelhinha que veio para o jantar"




Nesta quinzena trabalhou-se o livro do Plano Nacional de Leitura "A ovelhinha que veio para o jantar". Foram realizados trabalhos nas diversas áreas curriculares por todas as turmas da escola.
Foi um livro divertido de ler e trabalhar e deu origem a muitos trabalhos interessantes. Só para deixar um "cheirinho" fica aqui o reconto que a aluna Raquel Vitorino, do 4º ano, fez do livro... em verso!! E sim, fez mesmo tudo sozinha e durante a aula. Temos poetisa :)

Esta história começa,
Numa linda casinha,
Com um lobo esfomeado
Só com uma sopinha.

Quem baterá à porta?
Uma linda ovelhinha.
Estava congelada
Do frio que tinha!

Veio mesmo a calhar,
Uma linda ovelhinha,
Tenho tanta fome,
Que a trocava por sopinha.

Vou-lhe dar uma cenoura,
Assim fica recheado,
É bom e sabe bem
Sempre fico enfartado.

O que me havia de calhar,
Uma ovelhinha com soluços?
Deve ser contagioso,
Pode fazer mal aos músculos.

Posso atirá-la ao ar,
Ou fazer-lhe coceguinhas,
Posso pregar-lhe um susto,
Ou dar-lhe umas voltinhas.

Ela deu-me um beijinho!?
Fiquei chateado!
Ela deu-me um abracinho?
Já estou irritado!

O lobo chateado,
Mandou-a embora
Deu-lhe um agasalho
E lá foi ela sem demora.

“Talvez se perca”
Pensou o lobo infeliz
“Talvez morra de frio”
O que foi que eu fiz?!

E lá foi ele então,
Em busca da ovelhinha,
Não encontrando nada,
Voltou p'ra sua casinha

Chegando a casa,
Deu pulos de alegria,
Pois na cadeira,
A ovelha se aquecia.

E assim acaba a história,
Com muita alegria,
Abraços e beijinhos
Brincadeiras e harmonia.

Sem comentários:

Enviar um comentário