quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval


PNL - "O Sapo Apaixonado"




Com o Dia dos Namorados à porta é altura de falar de amor e de amizade. Neste sentido, foi explorado na escola, pelas várias turmas, o livro do Plano Nacional de Leitura, "O Sapo Apaixonado".
Este livro conta a história de um sapo verde que se apaixona por uma pata branca e, apesar de serem de cores diferentes, foram felizes juntos porque as diferenças exteriores não são importantes.

Na nossa escola também temos meninos de várias cores, tamanhos, feitios, gostos, preferências, nacionalidades, idades,... e sei lá que mais! Quanto mais diversidade temos, mais ricos nos tornamos porque podemos aprender uns com os outros e, todos juntos, somos cada vez mais fortes.

A turma da manhã foi ouvir a história no Jardim de Infância e depois a educadora Aurora ensinou toda a gente a fazer sapinhos.

Estes são alguns dos trabalhos que surgiram nas turmas.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Princesa Baixinha - roteiro




Com este livro explorámos imensas conteúdos das diversas áreas curriculares.

No final, organizámos tudo num livrinho: o nosso roteiro "A Princesa Baixinha" - cada aluno fez o seu, adaptado ao ano lectivo que frequenta.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Teatro na escola: A princesa baixinha






Este mês trabalhamos o livro "A princesa baixinha" porque não precisamos de ser altos para sermos importantes.

Com este livro, aprendemos muitas coisas importantes sobre o valor da coragem e sobre as várias matérias que leccionamos na escola: leitura, escrita, contagens, operações, o meio que nos rodeia... e claro, desenvolvemos também as expressões!

Entre vários outros trabalhos, os alunos da tarde pintaram as várias cenas necessárias ao cenário desta história (e eram muitas!). Os alunos do 4º ano preparam a sua dramatização e em seguida apresentaram-na na sala do Jardim de Infância para os meninos desta sala e para os alunos do 1º ano.

Correu muito bem!